A RBIOCOMB tem como objetivo principal atuar em rede junto ao mercado de biocombustíveis, notadamente etanol e biodiesel emisturas, com aporte inicial de recursos FINEP.

Atende também a demandas específicas dos mercados de produção e de consumo de combustíveis que utilizam esses biocombustíveis com elementos de misturas para aplicações veiculares, como, por exemplo, a gasolina C, que hoje contém 27% de etanol anidro (E 27) e o diesel B, hoje com 8% de adição de biodiesel (B8). Estudos, projetos, testes de validação e de compatibilidade com exigências nacionais e internacionais, voltados à ampliação para maiores teores desses biocombustíveis hoje demandados pelo mercado, tais como as misturas E30, e misturas B10, B15 e B20, constam também do nosso portfólio de atuação. Estudos envolvendo misturas ternárias (Diesel, Biodiesel e Etanol) e avaliação de aditivos também integram nosso pacote de serviços.

São oferecidos tres tipos de serviços a saber: técnicos especializados, tais como ensaios regulamentados pela ANP, tecnológicos, como de testes não regulamentados, e de pesquisa de comum acordo entre os laboratórios e os setores de produção, distribuição e uso.

São também ofertados serviços tecnológicos de avaliação, certificação e de apoio ao desenvolvimento de melhorias, para atender demandas estratégicas do País, competitivas de mercado e às exigências de órgãos de normalização, regulamentação e metrologia, como a ABNT, ANP e INMETRO, garantindo qualidade, confiabilidade metrológica e certificação de produtos, para o mercado interno e externo. Pesquisas cooperativas com organizações nacionais e internacionais também integram o nosso escopo de trabalho.